sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Angra 3, Energia Cara e Perigosa

Onde vai ficar Angra 3
                          Área onde ficará a usina Angra 3

"No final de dezembro foi anunciado um emprestimo de 6,1 Bilhões de reais para a construção da usina nuclear, Angra III, o valor total para a contruçao da usina será 10,4 Bilhoes de reais, dinheiro que certamente sairá de nossos bolsos".

 Para quem não sabe, o Angra III é a terceira usina de energia nuclear, ela ainda está em fase de instalação, no final de dezembro a BNDES, conseguiu um financiamento de 6,1 bilhães de reias para a construção da tal usina que ficará situada em Itaorna, o valor total da construção será de 10,4 bilhões de reais.Muito dinheiro para o bolso do governo, dinheiro que deveria ser direcionado para outras alternativas de energia, até porque energia nuclear além de ser cara é perigosa. Muitos cientistas e pesquisadores defendem que as usinas nucleares possuem um forte esquema de segurança, contra um ´possível vazamento de lixo radioativo.

Eu não teria tanta certeza disso, até porque o homem é imperfeito, comete erros, porque algo construido das maos dos homens, iria ser perfeito e nao ter erro algum?
É claro que não irei dizer que vai vazar lixo radioativo e contaminar os seres vivos, causando destruição e morte, mas acidentes acontecem, porque ninguém e nada é perfeito.

O governo deveria esquecer completamente essa estratégia energética perigosa e focalizar em energias renováveis, que seria tambem, um grande benefício para o planeta e para os seres vivos. Agora se não houvesse outro meio de se fabricar energia, aí sim poderia investir em energia nuclear, mesmo sendo um ato um tanto perigoso para a humanidade.

O ideal seria investir em energia solar que é bem mais barata e super sustentável, ah e tambem incentivar as pessoas á pouparem energia em seus lares.

5 comentários:

  1. Verdade, como um homem imperfeito pode criar algo perfeito? alem disso o dinheiro que vai para o bolso do governo e as vezes não é publicado para a gente qual o destino deste dinheiro investido, ele tambem poderia ser investido em outras estratégias energéticas, para dar beneficio para os seres vivos e o planeta, e não investir em algo que poderá prejudicar o planeta, com o vazamento de lixo radioativo e etc.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Em sendo o Brasil o terceiro maior do mundo em potencial hidrelétrico (atrás apenas do Canadá e Estados Unidos) poderia investir este valor nas turbinas de Itaipu que estão paradas por falta de manutenção.
    http://sopabrasiguaia.blogspot.com/2010/10/turbina-de-itaipu-esta-parada-por.html

    M.R.
    Radialista

    ResponderExcluir
  4. Bom claro que existe outras formas de energia, mas o governo alega não investir pois não gera empregos para sua instalação ou manutenção como uma usina. Sendo assim fica mais viavél gastar mais dinheiro e mostrar para população: "olha estamos poluindo, mas olha qnto emprego vai gerar! Vocês não vai mais viver de pesca!!". e o povo inocente cai na conversa furada do governo. A respeito dos riscos de contaminação, todos eles estão escrito no EIA/RIMA deste empreendimento, mas não evita de ser construido o empreendimento se esse estiver no PAC, facil né? fazer um empreendimento irregular! é so dizer que é do PAC e ta tudo certo! Para evitar ou corrigir possiveis erros, todos os cidadãos deveriam ler o EIA/RIMA e na audiência pública mostras suas insatisfação, mas alguem ai já foi nessa audiencia? não porque provavelmente nunca soube de nenhuma, e sabe porque? quem lê o diario oficial todo dia?
    o problema do governo é que eles sabem que podem fazer o que quiser! no final sempre o povo vai votar neles!

    ResponderExcluir
  5. Concordo, alem disso, tem tambem a energia eólica, o Brasil tem uma faixa litoranea extensa, e venta bastante e pouco é investido nesse tipo de energia. A energia solar deveria ser mais usada, com o apoio do governo em insentivar experiencias de novos inventores com projetos bacanas, alunos recem formados deveriam ganhar mais espaço no mercado se tivessem oportunidade

    ResponderExcluir