sábado, 13 de novembro de 2010

Revolução Digital- A era da Informaçao

Estamos dominados por um "bem" tecnológico que não existia à pouco mais de 20 anos...


Como pode um meio de comunicação inventado à pouco mais de 20 anos atrás causar uma revolução no meio de comunicação ?


Há uns 20 anos atrás praticamente não se ouvia falar e não tinha internet acessível à população, as pessoas se comunicavam por meio de jornais, televisão, telefone, cartas (...) e ainda sim conseguiam trabalhar, se comunicar,  sem nenhuma dificuldade, pois com à chegada do telefone fixo, máquina de escrever, e à adaptação à televisão, rádio, já tinha seu "feito" moral nas pessoas.


 Foi em 1990 que a World Wide Web, conhecida hoje como web, mudaria o mundo de tal forma irreversível que hoje é impossível viver sem ela.


Á cada ano aumenta em milhares, o número de internautas que acessam esse revolucionário meio de comunicação, as formas de conteúdo que nela se encontra, se renovam à cada instante, à cada acesso. Seja em sites de relacionamento pessoal, social, correios eletrônicos, de serviços, comércios, pesquisas. exibição de vídeos, jogos, conteúdos didáticos, musicais, culturais. (...)  Com isso o acesso à web cresce à cada instante.


Em pleno século XXI, com todo esse crescimento assustador e revolucionário da internet, uma pergunta surge...
 Existe um limite para essa "nova" era da informação?


Hoje a coisa mais fácil do mundo é criar um blog, site, escrever, postar matérias dos mais variados temas. Vários sites de diversos conteúdos e informações permitem que qualquer usuário logado* faça alterações, escreva, poste qualquer tipo de conteúdo mesmo não se importando se o que escreveu, tem  um  certo olhar de Vigilância epistêmica*.


Como saber se à informação postada  é verdadeira, uma análise crítica ou uma idéia falsa ?
 Plágio/roubo de idéias,  é super comum na rede, conteúdos falsos e enganosos, pirataria, vírus, circulam o tempo todo à cada instante na rede.


A internet mudou o mundo, as formas de se comunicar, de transmitir informações,  de um jeito que hoje nao se pode viver mais sem estar conectado á um cabo de rede, se não estivermos em nossas residencias, podemos nos conectar mediante um celular com internet, em locais públicos, pagos etc.


Apesar de ser uma ferramenta de comunicação mais que útil nos dias de hoje, a internet também pode ser uma vilã em alguns casos, pois pessoas mal intencionadas à usam para cometer crimes, tais como:  pedofilia, ciberbulling, roubos de senhas bancárias, fraudes, vírus, pornografia, falsidade ideológica entre outros. E é preciso estar atento às páginas que navegamos, pois nem tudo o que circula na rede é de confiança, nesses casos temos que ter vigilância epistêmica, saber se o conteúdo, os sites que navegamos é de real confiança, é preciso ter um certo conhecimento sobre o que escreve, ler e acessa.


Pois só assim nós poderemos usufruir dessa Revolução Tecnológica, que veio definitivamente para ficar. 


Vocabulário:


*logado- Conectado


*Vigilância epistêmica-Capacidade de ficar atento e perceber se uma informação tem ou não valor científico.

2 comentários:

  1. muito interessando este tema, pois mostra que sempre estaremos sujeitos a tecnologia... hoje quem consegue trabalhar sem computador? sem internet e etc?? porque antes as pessoas nem tinham computador e trabalhavam normalmente? com este avanço tecnológico e ainda os avanços que viram , é certeza que o que utilizamos hoje, não utilizaremos mais daqui 20 anos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o tema!

    Só penso que as possíveis ameaças elencadas não estejam á altura do que realmente temos de risco. Ademais, este é o ponto, conforme vejo: "Existe um limite para essa 'nova' era da informação?" Sinceramente, creio que não, embora o mesmo já devesse ter sido iniciado em termos de discussões mundiais...

    Atualmente o que temos, de fato, é mais uma Tecnocracia do que um "mercado de tecnologia" dizendo mais 'francamente'. Todas as políticas mundiais de desenvolvimento, de proteção ambiental, de segurança, alimentação e resolução de conflitos está hoje sedimentada nesta base.

    Ou seja, tudo está "evoluindo" em função da Tecnologia, e não em função do 'humano'. Isto, que é uma das maiores polêmicas (pq justamente o maior risco) tende a nos levar para uma sociedade 100% mecânico-virtualizada, cujas condições futuras não nos deixarão outra alternativa que não a chamada "singularidade tecnológica" - o famoso hibridismo homem-máquina.

    Enfim.. Não nos parece á toda que hoje a maioria dos recursos bilionários de pesquisas sejam direcionadas para estas áreas "estratégicas": Inteligência Artificial, Nanotecnologia, Engenharia Genética, Robótica, Medicina Regenerativa, i.a.

    Para termos uma melhor idéia mesmo deste nebuloso cenário futuro a que se pretende, o mais indicado é, sem dúvida nenhuma, o livro Admirável Mundo Novo (de Aldoux Huxley) cujo não poucas personalidades já fizeram questão de destacar a sua importância em termos de 'denuncia', dentre eles nossa mais do que famosa e super 'antenada' roqueira, Pitty.

    Abraço no coração!
    LJ.

    ResponderExcluir