domingo, 5 de setembro de 2010

Dia da Amazônia-O maior tesouro do Mundo

Parabéns para ela, a diva, maior floresta tropical do mundo, que abriga milhares de espécies de animais e vegetais,muitas espécies ainda desconhecidas pela a humanidade, é  o maior bioma do mundo,é fundamental para o equilibrio climático do planeta, sua imensa cobertura vegetal estoca bilhares de toneladas de carbono.A cada arvore derrubada, uma grande parcela dessa conta vai para a atmosfera.(...)

A Amazônia como é conhecida, é a maior floresta tropical e hidrográfica do mundo, é um imenso estoque de biodiversidade do planeta, com inúmeras espécies de animais e vegetais, muitos ainda desconhecidos pela humanidade. Ela ocupa nada mais, nada menos que 6,9 milhões de quilômetros quadrados, e se estende por mais nove países sul-americanos (Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Brasil, Suriname e Guiana Francesa).

No Brasil ela cobre, cerca de 4,2 milhões de quilômetros, espalhados por nove estados ( Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia,Acre, Amapá, Maranhão, Tocantins).Ou seja só no Brasil ela ocupa 49% de seu território.

É na Amazônia que vive a metade das espécies terrestres do planeta.Muitas ainda desconhecidas pela humanidade. São mais de 5 mil espécies de arvores, mais de 300 espécies de mamíferos, os pássaros somam mais de 1.300 e insetos chegam a milhares.

Sem falar na bacia hidrográfica que a Amazônia possui, e que é a maior bacia hidrográfica do mundo, onde mais de 3 mil especies de peixes vivem em 25 mil quilômetros de águas navegaveis.

Ameaças:

Por ser um grande "ouro verde" a Amazônia acaba por despertar muito interesse "econômico"ao homem(...),que a explora em busca de recursos que possa usar de base para a sua economia.
Um dos principais problemas da floresta é o desmatamento ilegal.Madereiras se instalam na região,e cortam madeiras nobres para ser vendidas.
A destruição dessa imensa floresta começou quando os portugueses pisaram aqui,interessados no lucro com a venda do pau-brasil na Europa,os portugueses iniciaram, a exploraçao.De
1550 até 1970 o desmatamento não passava de 1% de toda a floresta, em apenas 40 anos, o número saltou para mais de 17%,uma grande á
rea equivalente aos territórios do Rio de Janeiro, Santa Catarina,Paraná,Rio Grande do Sul e Espirito Santo foram destruídas por queimadas e desmatamentos,ilegais.Nos últimos 30 anos, uma área de mais de 550 mil quilômetros quadrados foram desmatados.Dá para acreditar?

O desmatamento da Amazônia diminui a formação de chuvas, que é importante para todo o Centro-Sul do Brasil. Estas mudanças têm um peso enorme para o equilíbrio ambiental nos estados do Sul e impacta diretamente a agricultura, trazendo prejuízos para milhares de agricultores e para a economia regional.O desmatamento,contudo, é responsável por cerda de 75% de 1 bilhão de toneladas de gás carbônico emitido,desse total, 59% são provenientes da Amazônia.


Outro problema grave, que ocorre e provoca a destruição do deserto verde, sao as queimadas e os incêndios na floresta, sendo muitos deles por motivos econômicos.Fazendeiros e agricultores provocam os incêndios para poder construir pastos para a criação de gados e para o cultivo,dentre eles a cana de açucar e outros derivados usados para fabricar o etanol.Essa pratica da queimada da palha a colheita, além da poluição do ar, causa um serio dano ao solo,tornando-o muitas vezes infértil.


Ainda sem falar das mudanças climáticas, por causa do Aquecimento Global.Com o aumento na temperatura,simplesmente modificará a sua vegetaçao, queimadas se tornarão mais frequentes por causa da baixa humidade do ar,sem falar nas muitas especies da região que em brave deixarão de exixtir , e ao passar do tempo 
a transformaria em um imenso cerrado,em um enorme deserto.

E também tem a pratica do tráfico de animais silvestres, que são roubados da floresta,de seu habitat natural, para ser vendidos ilegalmente em feiras e pequenos comércios, esse ato tem colocado em extinçao milhares de especies de animais,na qual correm um sério risco de desaparecerem do planeta.




Conter a destruição da Floresta nao é uma tarefa fácil, mesmo com as leis que condenam o ato de destruiçao, o homem continua a destruir e a explorar a Amazônia, tanto legalmente quanto ilegalmente.
Salvar a Floresta iria depender de algumas ações preventivas,como a o reflorestamento,com espécies nativas, das áreas já degradadas, a prisao decretada ao que traficassem animais,e plantas raras(...)Mas essa é uma estratégia que demoraria anos para se obter resultado, até porque árvores nao crescem de um dia para o outro.
O unico jeito seria o que muitas ongs ambientais vivem falando, o jeito seria conter o desmatamento, as queimadas, a exploraçao dos recursos naturais da floresta, a conservaçao de manancias a preservação de animais,plantas, o incentivo a plantaçoes de arvores,até mesmo o incentivo ao vegetarianismo. Entre outros.

2 comentários:

  1. Muito bom, Lyh.

    O texto ficou bastante completo e esclarecedor. E..Caramba.. A qtidade de problemas em que se trabalhar é realmente monumental. Talvez, como dirias no final, as vezes penso até que uma melhor "saída" (embora o tema seja demasiadamente polêmico) fosse a 'internacionalização' da Floresta. Assim a pressão e fiscalização sobre o nosso conjunto de leis e governo poderia ser consideravelmente aumentada. Aquele Abraço! LJ.

    ResponderExcluir
  2. é concordo com nosso amigo ai L Janz, se houvesse a internacionalização, seria mais facil conter o desmatamento, porem por outro lado tem a questão da exploração da nossa flora ou fauna e utilização contra nosso país, como exemplo medicamento, eles utilizam nossa planta que só ocorre aqui no Brasil, e patentiam, e vendem a preço altissimo para nós, isso é conhecido como biopirataria, e com a internacionalização, seria de fato um "problemão!!" para nossa economia. O que me deixa frustrado é que ongs que realizam protestos, e outros, só fazem isso, porem o ideal seria começar a trabalharem no sentido inverso, os madeireiros destroem, as ongs conscientizam e constroem, e não só para madeireiros mas sim tambem para criadores de gado e afins, que praticam a queimada, porque não recuperar aquele solo? ao invés de seder ele para plantação/gado?.Bom é um tema polemico, mas o maior problema nesse tema é a nossa politica que é incapaz de fazer gestão desse problema.

    ResponderExcluir