segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A Ditadura da Beleza

Será que vale á pena se sacrificar em nome da Estética?


É praticamente impossível, você não ligar á tv ou abrir uma revista de moda, beleza e corpo, e se deparar com um (a) modelo com rosto bonito, magro (a), músculos bem torneado, sorriso perfeito, ou então mulheres  bonitas, magras, felizes etc.
 Daí você se observa e conclui quer ser igual o(a) modelo da tv, da revista,que ficar igual á modelo da revista, porque? Porque eles são bonitos, parecem felizes, satisfeitos com sua beleza,e á "sociedade" os aceita,por os acharem bonitos, magros, belos(...)
Mas o que você não percebeu... porque a mídia, a televisão, a publicidade, defende tanto esse esteriótipo?

É simples, porque isso dá dinheiro,

Porque é dificil aparecer um comercial com uma gordinha mostrando um produto de cabelo, de limpeza, ou até mesmo roupas para gordinhos, porque é tão dificil ver um comercial de moda para gordinhos?
Porque é dificil mostrar pessoas felizes bricando na praia,tomando um soverte, passeando com o cachorro?
Porque é dificil aparecer alguem menos belo, que os (as) modelos que toda hora vemos?


Porque isso nao dá dinheiro, prazeres simples  sao de graça, e quando se é de graça  acaba perdendo um certo valor para quem quer realmente ganhar dinheiro, á custo da "beleza" á custo de sua imagem.

Porque tantas adolescentes se matam, só para serem magras, sendo que muitas nao tem tendência (genética) para serem magras?.Elas se matam porque sofrem uma espécie de lavagem cerebral, que a própria mídia impõe nos seus meios de comunicaçoes para atingir á sociedade. Eles defendem o corpo magro, bem torneado, sorriso branco, pele bonita, etc, como um exemplo de pessoa "perfeita", de pessoa feliz, eles defendem que as pessoas tem que serem magras, mas não para ser sentir feliz, e sim para comprar os produtos que ás fazem emagrecerem, ás fazem ficarem bonitas, se você parar para pensar tudo é uma mera estratégia de marketing, para atingir pessoas,para as iludirem, incentivarem á comprar seus produtos.

O que estamos vivendo hoje, é uma ditadura da beleza, pessoas alienadas, maquinadas pela mídia, pela indústria , se matam em busca do corpo, da pele perfeita, para isso recorrem á cirurgia plástica, á creme "milagroso", achando que se possuirem o corpo perfeito, o rosto perfeito que á sociedade á impõe, vão ser felizes, não, claro que não...
Jocelyn Wildenstein,já fez muitas, mas muitas cirurgias plásticas, em busca da perfeição e dos critérios que a mídia, á sociedade lhe impôs, ela se tornou um monstro.
Quantas garotas jovens, bonitas, nao morrem por ano vitima da tenebrosa e psicológica anorexia??
Em busca do corpo que a mídia, que a sociedade lhe impõe, elas tendem a emagrecer, emagrecer,emagrecer, e nao percebem quando estao magras, e é aí quando começa o transtorno, por falta de gordura nao corpo, o organismo nao consegue sobreviver,e fazer com o que o corpo funcione perfeitamente, muitas vezes por causa disso, elas sao levadas ao óbito.

Querendo ou não isso acontece e estão em todos os lugares, a mídia está em todos os lugares, e nao há como escapar, porque sempre vai ter alguem querendo fazer á nossa cabeça para consumir, para comprar algo, para consumir, gastar (...)
É um círculo vicioso, que muitas vezes levam á pessoa á desenvolverem doenças psicológicas, á se endividarem entre outros.

4 comentários:

  1. Excelente, Lyh!

    Como eu gosto de dizer.. Você foi "na veia". :D
    Em geral, não só essa ditadura da 'beleza', mas, no pacote, todos os 'nossos' excessos são fruto dessa massificação midiática.

    Essa parte aqui me pareceu perfeita: "Porque isso nao dá dinheiro, prazeres simples, sao de graça, e quando se é de graça, acaba pedendo um certo valor para quem quer realmente ganhar dinheiro, á custo da 'beleza'."

    Como eu havia 'criticado' teu texto anterior, além desse ponto muito bem levantado, a própria violência, a corrupção e todas as suas derivantes são fruto direto do Produto por detrás de todos os produtos: o status.

    E para consegui-lo (os não pouco iludidos da massa social) muitas vezes fazem qualquer coisa, mesmo que isso signifique prejudicar a si mesmo e aos seus, quando não atos criminosos e atitudes as mais vexatórias.

    O cerne do problema, pois, como você bem aponta no final, nem é o sistema capitalista, propriamente, mas, a forma iludida como 'todos' somos hipnotizados desde a nossa mais tenra infância para acreditar que "esta" é a unica forma possível de se viver e ter uma 'vida de sucesso.'

    Abraço no coração!
    Léojanz.

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  2. Bem...Lyh!

    Entendo a sua indignação, porque tb é minha...mas a formatação celebral é uma história antiga dessa civilização...mas sem entrar nessa questão, vamos falar sobre o aqui e agora !!

    A "impessoalidade" é comum em diversos sistemas:
    - Amar a Deus sobre todas as coisas.
    - O produto certo, para o público certo, no momento certo, ao preço certo...

    Tanto o marketing como a religiosidade tendem a impessoalidade...a questão é que o mkt tem como objetivo o lucro, ou seja a posse e o poder, assim valores eticos e morais não entram na avaliação. Se o povo quer isso, então vamos dar ao povo o que ele quer...mesmo q seja o continuismo da mediocridade...quanto ao governo constituição, e tudo mais é "fake"...me lembra um quadro antigo do Jô Soares...."eu acreditei...eu acreditei...e durante a fala ele se chicoteava...

    Bem a única coisa que temos contra tudo isso, é a transformação pessoal...que no final se reverte em atitude...só a atitude pode mudar alguma coisa...

    Obrigado pelo tema, e pelo espaço...não esquenta...isso me lembra um mestre q disse: - isso é deles não é meu, faço por não compreender. - (m.Irineu)

    Grande Abraço
    Paul

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  3. Oi Lyh,
    Muito bom seu Texto!
    Realmetne o marketing é algo que influencia as pessoas, esses padrões de beleza vêm desde a era entiga, é realmente para criar na mente do publico um mundo perfeito, "adquirindo tal produto sua vida vai melhorar".Eu faço publicidade, e discordo de muitas coisas, o intuito do marketeiro e publicitário é vender e gerar lucros, e a beleza padronizada chama mais atenção.Eu não diria que puro osso e meninas doentes seja bonito, esse padrão que a moda criou nem sempre foi assim ,na década de 80 modelos muito magras eram descartadas porque não tinham pique, sofriam de frio...Tyra Banks foi modelo e tinha um corpo saudável ,tentaram fazê-la emagrecer mas a mãe dela os conveceu que ela daria mais lucros com o corpão que ela ganhara com o passar dos anos. Infelizmente, no mundo capitalista, o que mais importa é o lucro,e pra isso é preciso criar ilusões... por isso que não quero ficar ligada diretamente com o marketing,mas na publicidade vale tudo,não só a beleza padronizada.

    Beijos.

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  4. CHAMA-ME A ATENÇÃO O FATO DE MILHARES DE PESSOAS PASSAREM FOME EM PAÍSES POBRES COMO O SUDÃO, MOÇAMBIQUE, RUANDA, ETIÓPIA E OUTROS, QUE CAÇAM COMIDAS DIARIAMENTE. LÁ ESSE TIPO DE MÍDIA ESTÉTICA NÃO EXISTE E NÃO COLA, LÁ O OBESIDADE É SINÔNIMO DE RIQUEZA E PRIVILEGIO DE POUCOS. ESTAMOS DIANTE DE UMA MÍDIA MESQUINHA, DITADORA, CRUEL, MANIPULADORA... O PIOR DE TUDO É QUANDO VOCE VER PESSOAS SE RENDENDO PARA ESSE TIPO DE ESTÉTICA.NESSES PAISES ONDE A FOME É PREDOMINANTE QUEM FAZ BULEMIA? REALMENTE O PLANETA ESTÁ EM COLAPSO E O SINAL É CLARO QUE CRISTO JESUS ESTÁ VOLTANDO.

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