quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Atitude Sustentável - Coca-Cola Brasil

"Com tudo o que está acontecendo com o planeta (aquecimento global,desmatamento,queimadas etc.), as algumas empresas estão desenvolvendo técnicas sustentáveis para ajudar o meio ambiente, e a empresa Coca-Cola Brasil desenvolveu uma garrafa pet 100% reciclável, a Plantbotlle, que é feita de etanol de açucar e plantas que substituem uma boa parte do petróleo utilizado na fabricaçao de garrafas pets, no que ajuda a economizar vários barris de petróleo (já que daqui a alguns anos o petróleo estará em processo de escassez ).
O bom seria se todas as empresas do mundo aderissem á essa técnica, muitos barris de petróleo seria economizados, e ainda em alguns países o etanol usado na fabricaçao das garrafas seria o etanol brasileiro,na qual iria ajudar bastante na economia do país."

(Lyh Sousa)



Coca-Cola Brasil lança campanha da PlantBottle



(fonte: Ciclo Vivo)
                                                             Anúncio da Coca-Cola PlantBottle


Com o slogan “Ontem fui planta, hoje sou PET”, a Coca-Cola Brasil estreia no início de setembro, nas mídias impressa e digital, a campanha de PlantBottle, desenvolvida pela agência de publicidade DPZ.


No novo modelo de garrafa PET, 100% reciclável, o etanol de cana-de-açúcar substitui parte do petróleo utilizado como matéria-prima.


Sobre a embalagem


Trata-se de uma embalagem feita de PET no qual o etanol da cana-de-açúcar substitui parte do petróleo utilizado como insumo. Por ter origem parcialmente vegetal - 30% à base da planta -, a novidade reduzirá a dependência da empresa em relação aos recursos não-renováveis, além de diminuir em até 25% as emissões de CO².


Sem mudança de propriedades químicas, cor, peso ou aparência em relação ao PET convencional, a PlantBottle é 100% reciclável e já entra na cadeia de reaproveitamento de materiais consolidada no País desde sua chegada ao mercado.


“Ao substituir parte do petróleo usado na fabricação do PET por etanol de cana-de-açúcar, um recurso absolutamente renovável e abundante no País, a Coca-Cola Brasil inaugura uma nova era para as embalagens plásticas”, afirma Xiemar Zarazúa, presidente da Coca-Cola Brasil.


Além dos benefícios ambientais - a expectativa é que, em 2010, a produção inicial das garrafas PlantBottle resulte na redução de uso de mais de cinco mil barris de petróleo -, o uso da nova garrafa também traz vantagens à economia do Brasil.



Segundo Rino Abbondi, vice-presidente de Técnica e Logística da empresa, "a cana-de-açúcar é a fonte mais eficiente para a fabricação de etanol. Com este quadro, o Brasil coloca-se como futuro exportador de bio-MEG (componente feito com cana de açúcar, usado na PlantBottle), fomentando assim a geração de empregos e alavancando o setor sucroenergético do País.



O Brasil é um dos primeiros mercados a adotar a PlantBottle e acreditamos que, com isso, a Coca-Cola Brasil e seus fabricantes incentivam as demais indústrias a tomar medidas semelhantes. Vale destacar que 100% das embalagens de PlantBottle de todo o mundo usará etanol brasileiro”.

3 comentários:

  1. discutir sustentabilidade empresarial é dificil, ainda mais uma lider de mercado como é o caso da coca-cola, mas o que me perguntou é se essa sustentabilidade é puro markenting (já que as empresas viram que apoiar o meio ambiente é rentavel com a população no geral) ou se a empresa esta pensando msm no meio ambiente. Sinceramente não acredito em sustentabilidade empresarial, pois até onde vai a preocupação da empresa? será que ela desapropriaria um local, já que a existencia dela não é sustentável? Acredito que não, pois acima da sustentabilidade vem a economia, e isso é um fator primordial para ela, então sou contra esse tipo de sustentabilidade que visa apenas o marketing, para atrair novos consumidores ou mesmo trazer antigos ou fidelizar. Então volto na minha questão é sustentabilidade ou marketing?

    ResponderExcluir
  2. Como conhecedora de gestao empresarial,e tendo já visitado a Coca-Cola Brasil, eu lhe digo que nesse caso é mais o marketing,do que a sustentabilidade.
    Como eu já tinha relatado as empresas só estão aderindo á sustentabilidade e conservação do meio ambiente, porque agora é por lei, porque quem descumprir a lei pagará multas milionárias, e nem uma empresa está afim de sair no prejuízo.
    No caso da Coca-Cola Brasil,que é líder no mercado existe um pequeno interesse em relação á sua economia,midia,ou seja ela foi a primeira a desenvolver as tais garrafas, isso faz com que ela entre no ranking da listas das empresas mais sustentáveis do mundo, no qual lhe garante pontos, e atençao voltada á ela.E além do mais as empresas que fizessem os mesmo com suas garrafas, teriam que usar/exportar o etanol brasileiro, no qual iria aumentar e muito a economia do país.(infelizmente o capitalismo é uam desgraça.
    A questa é sendo marketing ou sustentabilidade,tendo interesse ou nao,as empresas deveriam desenvolver estratégias para os bens sustentaveis,eles iriam ganhar(no qual é o foco deles"dinheiro") e o meio ambiente também, mesmo as empresas fazendo isso por obrigaçao e nao porque querem ser susatentáveis. Sem falar que dentre poucos anos o petróleo estará entrando num processo de escassez,e será muito valioso para ser usado como matéria prima para a fabricaçao de garrafas,entao outra vez as empresas terão que reavaliar suas estratégias, para fabricar seus produtos, e atingir consumidores(...)
    E já esta acontecendo, o petróleo está se esgotando, pelo menos nos E.U.A e em outros países,no qual explica alguns conflitos no Oriente Medio,que está relacionado com o petróleo(No Oriente Médio é onde encontra grande quantidade de petróleo), mas isso já outra parte da história(..)

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que dessa vez, os meios justificam os fins. A Coca-Cola não foi a primeira a desenvolver as garrafas, uma outra empresa de refrigerantes se não me lembro em que País, já vem desenvolvendo o projeto mas ainda não disponibilizam de verba, a Coca digamos assim "copiou" e tem grana pra lançar né? Bom o fato é que, obrigados ou não é bom que alguém comece certo? Infelizmente as coisas na nossa sociedade só funcionam assim, é primeiro preciso uma lei, e é preciso que se tire alguma vantagem pra obedecer sem reclamar (o que não foi o caso, várias grandes empresas protestaram a lei de sustentabilidade). Pra aí então começarem a agir.
    Eu concordo que o intuito em si não seja a sustentabilidade, mas concordo também que é melhor um pássaro na mão do que dois voando, melhor isso do que nada.
    E tem muito empresa bacana que vai começar a investir nisso através do “exemplo” interessadas em um cunho menos comercial e , na empresa onde eu trabalho o processo de sustentabilidade está começando, e como eu quem coordeno os trabalhos haha eu sei quais são os interesses de fato. Parabéns pelo Post, e pelo blog, boa ação.
    O mundo precisa.

    ResponderExcluir