terça-feira, 22 de junho de 2010

Desmatamento na Amazônia



A Amazônia, conhecida “como o ‘ouro verde brasileira”, é a maior floresta tropical de todo o mundo, é um imenso estoque de biodiversidade do planeta, com inúmeras espécies, animais e vegetais, muitas delas ainda desconhecidas pela humanidade. Um tesouro verde que abriga ainda 20 milhões de pessoas, habitantes de cidades grandes como Manaus e Belém e pequenos vilarejos ribeirinhos.
Mas, mesmo com tanta coisa boa, muitas pessoas não sabem cuidar do nosso tesouro: cortam as árvores, prejudicam o solo e estragam essa beleza do nosso país. Entre agosto de 2000 e setembro de 2005, a área total de desmatamento na Amazônia foi equivalente a metade da superfície do Estado de São Paulo, e nos últimos 30 anos, mais de 550 mil quilômetros quadrados foram desmatados. Dá para acredita?

Problema sério

Conter a destruição das florestas se tornou uma prioridade mundial, e não apenas um problema brasileiro. Restam em todo o planeta, apenas 22% da cobertura florestal original. No caso especifico da Amazônia brasileira, o desmatamento que era de 1% até 1970 pulou quase 15% em 1999- em quase 30 anos, uma área equivalente á França foi desmatada na região.
Um dos maiores problemas é a ocupação ilegal das terras da floresta, pois quando as pessoas vão ocupar os terrenos, elas cortam as árvores antes, prejudicando o solo. Todas as atividades ilegais prejudicam as florestas e tem que ser combatidas. Afinal de contas, não é só a ocupação de terras sem a permissão da justiça que preocupa.
Um outro problema da Amazonia é sua taxa anual de desmatamento, que atinge milhares de quilômetros quadrados por dia. De 2000 para cá, os índices de desmatamento têm se mantido acima dos 20 mil km2, graças principalmente ao avanço da pecúaria e da soja na região.

É hora de da um bastas nisso.

3 comentários:

  1. Oi Lyh.

    Em primeiro lugar, parabéns pelo texto muito bem escrito. Em segundo, parabéns também pelo novo layout do Blog! Tá ficando bem jóia. Já quanto ao problema em si... Essa questão é realmente muito séria. E o mais grave é que sua principal causa, em verdade, deve-se as grandes áreas que teem sido crescentemente utilizadas pelo agronegócio. Em um estudo recente, chegou-se a conclusão de que em torno de 70% da degradação da Amazônia se dá em função destas áreas destinadas para criação de animais - daí o fato de (querendo-se ou não) a ingestão de carnes estar intimamente ligada a questão do desmatamento; o que é algo sem dúvida altamente lastimável. Abço. LJ.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito grata pelo seu apoio,L Jans,e por ter gostado do blog!!!

    obrigada e volte sempre

    ResponderExcluir
  3. todo mundo ai por favor solte meu ovo, vao tomar no olho do cú de voceis seu bando de desocupado do kralho que nao sabe fazer a poha de um trabalho e vem pesquisar na internet bando de PAL NO CÚ DO KRALHO VAO CHUPA A ROLA SEUS FIA DA PUTA!!!

    ResponderExcluir