quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Jovens infratores

Cresce o número de "crianças" no crime...
"Total de internos na antiga febem com idade de até 14 anos, é cada vez maior. Levantamento da instituição aponta a alta de 51% desde 2006.
O número de crianças entre líderes de quadrilhas e chefes do tráfico de drogas cresca no estado. Dados da Fundação Casa (Antiga Febem) revelam que o número de menores  até 14 anos internados na entidade saltou de 319, 2006 para 484, neste ano (...)
Roubo qualificado e o tráfico de drogas, segunda a Fundação Casa, são os principais crimes cometidos pelos menores".
(jornal agora,22 de agosto de 2010)

Este artigo retirado do jornal agora, é uma reportagem sobre a triste realidade do mundo de hoje, da sociedade moderna do século XXI.                                                   
Fiquei surpresa ao analisar depoimentos e tais fatos de jovens entre 12 e 14 anos de idade no mundo do crime, li um depoimento de um  garoto que aos 9 anos cometia furtos, e era dono da boca de fumo do interior de São Paulo.
Também li outro depoimento sobre um garoto de apenas 14 anos, viciado em drogas e que assaltava comércios com uma faca na mão e outro da mesma idade fazia negociaçoes com drogas.
Agora me pergunto, existem razões para jovens menores de idade, pouco experientes sobre a vida, cometer um ato desse? Ou eles fazem porque gostam?
Há vários fatores que influenciam um jovem menor, á seguir um caminho tortuoso.
A falta de estrutura numa familía muitas vezes pode ser o fator chave para que os jovens se iniciem na vida criminal. Exemplos:
Pais que brigam o tempo inteiro e não passam uma boa imagem aos filhos, que nao os dão uma boa educação, amor e carinho entre outros, fazem com  o que o jovem cresça depressivo, individualista, atormentado,rebelde.
Também não podemos esquecer os recursos financeiros, por nao haver dinheiro o suficiente para se manter estável, para ter uma vida boa, o jovem tende ser influenciado á roubar para conseguir algo que os pais nunca lhe deram.
A falta de emprego também é um grande fator que influencia os jovens á roubar.
Um fator que também, muitas vezes passa despercebido, é o "consumismo", está comprovado que o ato de consumir algo e nao poder te-lo,por falta de recursos financeiros, pode levar os jovens á roubar, furtar entre outros.
Agora, o que fazer para acabar com isso?
O que fazer com esses jovens infratores?
Essas perguntas não cabe á nós responder, e sim o governo, porque se eles dessem uma certa atenção aos jovens, dessem empregos,boa educação, boa moradia, lazer, talvez nao teria tantas "crianças' entrando no mundo do crime, mas se depender do governo...."Que tudo vá pro inferno,." (frases ocultas de políticos")


É como vocês ponderam ler, isso está realmente acontecendo, a violência está se espalhando por entre os nossos jovens, e se o governo não tomar as devidas providencias, as coisas só tendem a piorar.

2 comentários:

  1. Lyh, isso não é, na minha opinião, principalmente um problema de Governo, como você diz. Você bem enumerou alguns dos principais fatores que desencadeiam a problemática, mas, não adentrou na verdadeira causa da questão - donde vejo ter resvalado na mesma: o consumismo. Agora, por que o consumismo seria o grande vilão não só dessa como de todas as outras questões graves que temos na atualidade.? Gostaria, talvez, de ver um aprofundamento desse teu texto quanto a nossa 'tradição' cultural de aquisitivismo, poder, individualismo e status. ;)

    ResponderExcluir
  2. PRIMEIRO TE PARABENIZO POR TEU BLOG,AS PRÓPRIAS LEIS COMO O ECA (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE) O QUAL OS FORA DA LEI CONHECEM MUITO BEM. NESSE CASO A LEI FAVORECE O INGRESSO DO ADOLESCENTE NO CRIME, PORQUE SÃO IMPUTÁVEIS DANTE DA LEI, NO MÁXIMO UM CURTO PERÍODO DE TEMPO NA FUNDAÇÃO CASA SE FOR POBRE. OUTRA SITUAÇÃO QUE TAMBÉM FAVORECE ESSAS CRIANÇAS INGRESSAREM NO MUNDO DO CRIME É O TRISTE FATO DOS PAIS NÃO ENSINAREM A CRIANÇA O CAMINHO QUE DEVE ANDAR. RESUMO FALTA DEUS NO CENTRO DA SOCIEDADE E O PLANETA ESTÁ EM COLAPSO, MESMO. NÃO TIRO A RAZÃO DO L.JANZ, E MUITO MENOS A SUA, APENAS COMPARTILHO AS IDÉIAS.

    ResponderExcluir