domingo, 26 de setembro de 2010

Guerras e Conflitos

Estamos nós, rumo á 3° Guerra Mundial?..Conflitos em torno do petróleo,do poder econômico entre outros...

Com tudo o que está acontecendo, eu não acho que esteja longe...

 Paramos para pensar um pouco, vamos pensar em tudo o que está acontecendo agora, na sociedade, no mundo...Logo você perceberá que algo está errado.
Tente prestar mais atenção aos noticiários, pare ao menos para ver do que se trata, analise, conclua, á algo errado acontecendo no mundo...

Há vários fatores que podem influenciar, nos levar á uma 3° guerra mundial, um desses fatores é o petróleo, a grande disputa pelo o ouro negro.
Pra quem não conhece o petróleo é uma substância, escura e oleosa, encontrada na superficie da terra, formado da decomposição de matéria orgânica, como animais e plantas soterrados há milhões de anos.
Ele é um composto de carbono muito rentável, de um barril de petróleo podemos extrair vários subprodutos com moléculas que contém diferentes quantidades de carbono, como querosene comum e de aviação,óleo diesel, gasolina,óleo combústivel, gases de uso industrial e doméstico(metano,eteno,propano e butano), parafina e nafta.
Quando queimado em quantidade equivalente,o petróleo produz o dobro de energia liberada pelo carvão.

O petróleo atualmente move a economia mundial.E é por isso que ele está no centro das discuções das grandes nações do mundo, e muitos países estão entrando numa espécie de escassez do petróleo, ou seja suas reservas de petróleo está se esgotando, e eles tem que importar petróleo de outros lugares.
Um "mal" chamado E.U.A por exemplo, é o maior consumidor de petróleo do mundo,em 2003 só o E.U.A consumiu 27% de todo o petróleo produzido no mundo,desse total 57% foi importada,  suas reservas já estão quase esgotadas, então eles tem que importar  petróleo de outros países, sua importação cresce em média 5% a cada ano...
No Oriente Médio, é onde se encontra as principais reservas mundiais de petróleo, com estimativas para se esgotarem no mínimo em 2080, por isso o Oriente Médio é motivo de discuções e de grande importância geopilítica, pois quando os estoques de petróleo nos países já estiverem escassos, a região ainda continurá com o seu petróleo, o que valerá ainda mais.
Durante a década de 80 os E.U.A estiveram em conflitos com a Líbia (que tem mais de 80% de sua economia vinda do petróleo), e chegou a bombardear a cidade em busca de ter o  poder sobre o  precioso ouro negro. No mesmo período, os E.U.A entraram numa escalada de muitos conflitos militares e diplomáticos com alguns países do Oriente Médio.
Os E.U.A acentuaram suas intervenções militares no Oriente Médio, ele e outros países estão de olho no petróleo alheio, na qual gera discussões e muitos conflitos, um dos conflitos gerados incluem o país Irã,nos anos 80 o E.U.A  já tinha entrado em conflitos militares e diplomáticos com o Irã na qual o  mesmo,ter apoiado o Iraque, o conflito entre os dois países durou cerca de 8 anos.
Atualmente o E.U.A se encontra ainda em conflito com o Irã, e o acusa de fabricar armas nucleares a partir do enriquecimento de Urânio.
E sem falar que os E.U.A, estao em grandes embates politicos e diplomaticos, com a Venezuela, na qual o presidente, acusa o E.U.A de imperialismo, de desrespeitar soberanias e de apoiar grupos.O E.U.A afirmou que está reabilitando sua frota militar na América Latina.

Neste momento a disputa, os conflitos,as "guerras", estão em torno do petróleo,na qual ainda tem muito chão, e bombas pela frente, mas ainda sim me pergunto, e daqui a poucos anos, quando o nosso bem mais de  precioso a "água" (alguns países estão começando a entrar em conflito por causa da água) estiver também entrando em processo de escassez, as armas estarão apontadas para nós, que possuem uma grande parte da água doce existente na terra.

Não só o petróleo esta sendo alvo de disputas, muitos outros fatores estão sendo discutidos, e correndo riscos de gerar conflitos, econômico, ambiental, político entre outras.
O mundo está em conflito,e muitos dos conflitos tem em peso a maior potência econômica do Mundo... O "mal" chamado E.U.A (...)

.

3 comentários:

  1. Ótimo texto Lyh!

    Uma avaliação muito clara em torno da problemática que, de fato, só tende a se agravar. O pior mesmo (como vc diz) são os "outros fatores".. Sem falarmos da própria Biodiversidade que se destrói justamente pela 'força' do petróleo.

    Nesse quadro geral de conflitos, tensões e desconfiança de todos p com todos, a única salvação, no médio-prazo (se é que possível) deve se dar pelo sistema político. Como dizem não poucos estudiosos, críticos e cientistas.. "se não superarmos, em breve, historicamente o modelo capitalista, não há dúvida de que poucas chances nos restarão num futuro não distante."

    Abração, LJ.

    ResponderExcluir
  2. Nossa ótima matéria! Fica claro que ao esgortar com os recursos naturais (não são renováveis), o EUA, vai querer acusar nosso País ou outro de algum crime e tentar invadir esse, que por sua vez vai tentar se defender, é Lih, possivelmente teremos uma guerra.

    ResponderExcluir
  3. adorei a historia muito obrigado,resovel o meu problema adorrei!!...

    ResponderExcluir