terça-feira, 3 de maio de 2011

Drogas Nem Pensar

Irei falar aqui no blog sobre um assunto de interesse de todos, drogas, esse mal que pode estar ao nosso lado...

Drogas

Drogas são substancias que quando introduzidas no organismo de um ser vivo, modifica uma ou algumas funções de seu organismo. Qualquer remédio por exemplo, é um tipo de droga usada sobre prescrição médica, ou não, são drogas legais que se usam para aliviar dores, curar alguma disfunção do organismo, entre  outras, são encontradas em farmácias e drogarias.

E existem outros tipos de drogas, essas que irei tratar aqui que se dão pelo nome de drogas Psicotrópicas, ou drogas de abusos.
Essas drogas quando introduzidas no organismos, costumam agir diretamente no cérebro, são drogas usadas com o propósito de se obter efeitos tranquilizantes, euforizantes, estimulantes,sao substâncias entorpecentes  essas drogas tem propósitos não médicos, e são ilegais aqui e em outros países, o tráfico de drogas é proibido, sendo classificado como um dos piores crimes.

As principais  drogas Psicotrópicas são:
Divididas em grupos:
Psicolíticos ou drogas repressoras
Plicoanalíticos ou drogas estimulantes
Psicodistílicos ou drogas despersonalizantes
Canabés Sálva Maconha



1° Plicolíticos ; Esse grupo engloba as drogas que atuam no sistema nervoso central e reduzem a atividade psica causando as sonolências. Dividi-se em 3 grupos.
Barsitúricos: Produzem alta dependência físicas e psicológicas, sua comercialização foi controlada a partir dos anos 50, foram substituídos pelas bemodiozpinas ( calmantes).
Tranquilizantes: Existem dois tipos de tranquilizantes (Maiores e Menores).
 Maiores: Bem largo e importante emprego na medicina grave sendo indicadas nas doenças mentais mais graves, as psicoses (exemplo; hadel)
  Menores: Combatem a ansiedade, são drogas psicotrópicas que provocam profundas dependências psicológicas ( exemplo . somalium)

2° Plicoanalíticos; São drogas que atuam no sistema nervoso central, provocando aumento no humor, sensações de mais energias, perda de apetite, alguns ficam irritados.


 Efredrena: Usado na composição descongestionante, seus efeitos são semelhantes ao de anfetamina, só que menos intensos, mas também provocam dependências psicológicas provocando, euforia e excitação.
  Nicotina: É uma droga estimulante, mas com efeitos reduzidos, ela é uma doença que causa dependências psicológicas..

3° Psicodistéticos: Se Caracterizam por alterar ou deformar a personalidade do grupo, enquanto sobe o seu efeito. Estas drogas seguem dois grupos: Euforantes e Alucinantes.
  Euforantes: Atuam no sistema nervoso central, elevando o humor e deformando a personalidade em dozes grande, causam depressões: Parte desse grupo são:
(a1) Derivados do ópio ( morfina-codeína-heroína)
(a2) Álcool étilico
(a3) Cocaína alta dependência psicológica ( posta de cocaína + bicarbonato de sódio-crack)
(a4) Lança perfume ( pode elevar a dependência física e psíquica)
Alucinantes: Se caracterizam por causar alucinações. Entre as drogas alucinantes são mais significativos:

 LSD: ( Dietinamina de ácido lisérgico), tem alto poder de causar alucinações muito superior que a da maconha, provoca aumento de temperatura e abortos.
Fenciclina: Na década de 50 era usada como anestésico em animais, depois o seu uso estendeu-se ao homem, e é considerada como P.E.P, ou pó de anjo.
 Artame: Droga sintética produzida em laboratório, provoca relaxamento muscular, possibilita alucinações intensas ( viagens) em dozes mais elevados.
Cogumelos: Crescem em excrementos bornos depois da chuva, sua ingestão produz  intensos efeitos alucinógenos, não se sabe de sua capacidade de provocar dependências físicas, mas causam dependências psicológicas. ( dados tirado do livro: Tóxicos e Alcoolismo)


Também tem o crack que e um alcalóide que é retirado das folhas de uma planta chamada Erythroxylon coca, que dá origem a uma pasta o sulfato de cocaína. O crack é droga barata geralmente  fumada em cachimbos e ele é cerca de 5 vezes mais potente que a cocaína e mais acessível que outras drogas. Sua utilização vem crescendo muito, principalmente entre jovens e também crianças, estima-se que mais de 600.00 pessoas sejam dependentes dessa droga só no Brasil.
No cérebro a droga produz euforia, excitação e sensações de prazer, em doses mais altas tem capacidade de provocar sintomas paranóicos, psicose. O crack assim como outras drogas vão destruindo rapidamente neuronios, leva a perda de apetite, cansaço, depressão. 

A maioria dos usuários de drogas são jovens, pelo menos 10 usuários de drogas 7 são jovens, que as experimentam por curiosidade, para "fugir do seu mundo", por causa de problemas pessoais e familiares entre outros.

O que acontece com os Usuários de Drogas ?

Muitos começam com a maconha, depois partem para o crack e vão evoluindo, quando menos esperam estão presos no seu  cárcere intelectual, ou seja se tornam viciados.
O pior é que se livrar do vicio da droga é algo extremamente difícil, até porque o cérebro do  usuário jà se acostumou com essas substancias químicas, um individuo sob efeito de drogas, é um individuo inconsciente, porque a droga trabalha em seu inconsciente, modificando-o, criando ilusões e seres inexistentes.
Muitos aceitam tratamentos clinico, mas infelizmente não são todos que conseguem se livrar desse mal inconsciente.
Para tratar um viciado em drogas, primeiro precisa disciplinar o pscilogogico, o intelectual, do usuário  pois toda vez que ele sentir tensão, angustia, automaticamente seu inconsciente entrará em ação e mostrará à ele  imagens e emoções trazidas pela droga, por isso usuários de drogas precisam de psicoterapia. 
 Mas nada é impossível, tudo precisa de paciência, determinação, pois os resultados vem em longo prazo, nada acontece de um dia para o outro.


                         DIGA NÃO AS DROGAS
O programa profissão reporter fez uma reportagem, sobre dependência do crack, na cracolandia no centro de São Paulo e entrevistou alguns usuários. Eles entrevistaram um garoto que aparenta ter entre 10 e 11 anos. Ouça com atenção o recado que ele trás à nós. 


Quantas crianças e jovens não vivem nas ruas por causa das drogas ? Quantas pessoas já não perderam tudo  o que tinham, familias, amigos, casa, carro, sáude ? Quantas ? E tudo por causa das drogas.
São muitas as pessoas que estão na sarjeta por causa desse mal,não têm mais sonhos, mais objetivos, mas alegria, não tem mais vida.
Destino:Alguns vão presos, outros vão para clinicas de reabilitação, mas muitos não chegam sequer a 30 anos de idade, morrem de overdose e assassinados por causa de dividas de drogas e outros.

Por isso pense muito antes de experimentar qualquer substancia química oferecida, pois uma prisão física pode ser dolorosa, mas uma prisão psicológica pode ser massacrante, torturante, mantenha sua mente longe das drogas.

Drogas Nem Pensar

Nenhum comentário:

Postar um comentário