Dois terços da extensão de nosso planeta são cobertos de água. Desse total 90 % são constituídos de água salgada. Dos 3% de água doce restantes, menos de 1% está disponível para o consumo.
Dessa substância inodora, incolor e insípida depende a sobrevivência de incontáveis organismos, incluindo a espécie humana.
A água mata nossa sede, irriga a terra, cozinha nossos alimentos e ajuda a matar nossa fome. A água limpa nosso corpo, nossa casa e nos diverte na piscina, cachoeiras, praias, rios e lagos. A água apaga incêndios, gera energia elétrica e muito mais.
A respeito de sua importância, o homem não tem cuidado como deveria desse bem tão precioso. A contaminação dos rios, o aumento da população e o consumo doméstico e industrial descontrolados estão levando a uma situação de escassez muito perigosa para o planeta, que já afeta quatro entre dez pessoas em todo mundo.
Estima-se que em 2025 aproximadamente dois bilhoes de pessoas viverão em países ou regiões com níveis de água abaixo do mínimo necessário. A escassez leva as pessoas a buscarem fontes de água pouco confiáveis, muitas vezes contaminadas, o que aumenta muito, o risco de contrair diversas doenças.
Todos nós precisamos de água e somos responsáveis por sua preservação. Fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes ou lavando a louça, tomar banhos menos demorados e consertar torneiras e canos que estejam vazando, são exemplos de atitudes simples que, em larga escala, podem ajudar muito.
Todos juntos, vamos fazer a nossa parte e mudar o planeta!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário