quinta-feira, 22 de julho de 2010

Alerta > Energia Nuclear

"Especialistas propõem voltar a contruir usinas nucleares para conter o efeito estufa"


""A gravidade do aquecimento global acelerado ,tem levado alguns, especialistas e ambientalistas a defender um remédio radical para salvar o doente(planeta),voltar a contruir em larga escala as usinas nucleares, a "mais cara e perigosa" forma de gerar eletricidade já inventada. Elas seriam construídas para frear as termelétricas a carvão mineral, o vilão poluidor que tem consumo crescente.O argumento usado é o de que, apesar de produzir rejeitos sólidos que sao radiativos por séculos-o chamado lixo atômico-,essas usinas não liberam na atmosfera gases do efeito estufa(...)""
(fonte: Pequeno trecho tirado de um documentario do canal de tv Discovery channel )

Esse é um tema bastante sério pois colocam em riscos vários fatores (...)

Tudo bem, que especialistas e ambientalistas no assunto, defende que isso é um bom "remédio" para "salvar o planeta",O lado bom é que não liberam gases do efeito estufas na atmosfera mas e o outro lado da história?
O outro lado é que se não for manuseado com cuidado, o lixo atômico pode vazar e liberar elementos radioativos que além de contaminar o solo terrestre, traria um sério risco á animais,meio ambiente, vegetais, e principalmente seres humanos, pois em contato com o corpo, a radiação pode produzir células cancerigenas,graves problemas respiratórios, e dependo da radiação, pode matar em poucos minutos.Sem falar que demoram mais de 250 anos para se decompor,e os de alta radiatividade pode chegar á dezenas e milhares de anos, enquanto não desaparecem  eles ficam amarzenados em tambores lacrados, com material em aço inoxidável. Especialistas dizem que é muito seguro, e seria muito dificil um suposto vazamento.No Brasil,não há um lugar para o depósito definitivo para o lixo nuclear, o lixo amarzenado de Angra, fica em depósitos intermediários.O que aumenta ainda mais o risco de um possivel vazamento.
O projeto que definará normas para a construção de locais definitivos de armazenamento de lixo nuclear,  foi aprovado pelo Congresso. Ele segue as normas internacionais,na qual que propõe a construção de galpoes de concreto no subsolo.
Mas o fato é, existem outras fontes que geram energia,e algumas são renováveis, como a solar, eólica...Não precisa necessáriamente de mais usinas nucleares, e sim de mais fontes renováveis!!!



lyh SousaEste video relata sobre um acontecimento ocorrido no dia 6 de Agosto de 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial,a cidade japonesa de Hiroshima foi desnecessariamente bombardeada pela força aérea americana, matou milhares de pessoas, e contaminou algumas cidades próximas.Fala sobre o risco das bombas atomicas, entre outros)                                                

Um comentário:

  1. Olá!

    Eu penso que essas pretensões de se voltar com a Energia Nuclear é um claro atestado de nossa insanidade coletiva. Em vez de se trabalhar na real causa do problema (que é o infinito aumento da produção para nossa estúpida e insaciável ânsia de consumo, que, por sua vez, demanda sempre mais e mais energia) continuamos na mesma marcha de sempre como se nada estivesse acontecendo. Ou seja, infelizmente, seja por esta ou aquela fonte de energia (poluente ou não-poluente) isso não ataca o problema central que diz respeito a degradação incessante do Planeta, meramente por conta de nossa ainda ordinária e obtusa visão de mundo.

    Abração, LJ.

    ResponderExcluir